Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012



UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS




 DISERTAÇÃO SOBRE O FILME
“UM SONHO DE LIBERDADE”


DENIZE RIBEIRO DOS SANTOS
FERNANDO STABILE DOS SANTOS
MAGDA SANCHES
MARIA MARCIA OLIVEIRA HORAS





SORRISO-MT
2012/2


 
DENIZE RIBEIRO DO SANTOS
FERNANDO STABILE DOS SANTOS
MAGDA SANCHES
MARIA MARCIA OLIVEIRA HORAS




 DISERTAÇÃO SOBRE O FILME
“UM SONHO DE LIBERDADE”








Trabalho Apresentado a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis, como requisito parcial para obtenção do Titulo de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientador (a):  Prof. Esp. Jazon Pereira












Sorriso - MT
2012/2

1.   Teoria Estruturalista


A teoria estruturalista nos mostra de uma certa forma todos os tipos de poderes, contratos psicológicos e os tipos de organização.



Tipos de Poder
Tipos de Contratos Psicológicos
Tipos de Organização
Poder Coercitivo: Baseia-se em punições
Alienatório: Obediência Mecânica.
Coercitiva: Objetivo é controlar o comportamento.
Poder Manipulativo: Baseia se em recompensas.
Calculista: obediência Interesseira.
Utilitária: O objetivo é obter resultados por meio de barganha com funcionários.
Poder Normativo: Baseia se em crenças.
Moral: Disciplina interior
Normativa: objetivo é realizar missão ou tarefa em que os participantes acreditam.




1.1 Poder Coercitivo

Analisando a tabela da teoria estruturalista, Podemos perceber que o poder coercitivo baseia se em punições e ao mesmo tempo esta ligado com o contrato alienatório que significa a obediência mecânica. Que esta ligado com a organização coercitiva, cuja seu objetivo é controlar o comportamento.

Durante a apresentação do Filme um sonho de Liberdade podemos analisar que a cena que se enquadra no poder coercitivo, no contrato alienatório e na organização coercitiva é a do momento em que os novos presidiários chegam no local da prisão e os mesmos fazem apostas dizendo quem seria o primeiro a “chorar”. Durante a noite do primeiro dia dos mesmos na prisão, podemos perceber que um dos personagens começa a chorar, neste momento os chefes do local tiram ele pra fora de sua cela e coloca-o no meio do saguão aonde que todos possam ver o mesmo ali no chão. A partir dali começamos a ver o poder coercitivo agindo sobre o rapaz, pois este poder baseia se em punições, e foi o que aconteceu bateram nele punindo-o de uma forma grossa e exagerada. Depois deste fato ocorrido podemos analisar ainda na mesma cena ali que o tipo de organização coercitiva começa a aparecer, pois esta organização tem o objetivo de controlar o comportamento, foi o que aconteceu os chefes do local quis mostrar a todos que eram eles que mandavam ali e controlavam o comportamento de todos de uma forma rústica.

O contrato psicológico, ou seja, a obediência mecânica estava presente a todo o momento, pois todos os presidiários tinham que obedecer aos chefes e policiais do local, então este contrato esteve ao lado de todos, mesmo não querendo eram obrigados, pois o descumprimento se tornaria em punição rígida.




1.2     Poder Manipulativo

É um tipo de poder que se baseia em recompensas, obediência interesseira e tem por objetivo obter resultados por meio de barganha com os manipulados.
Fica totalmente explicito quão é grande o poder de manipulação das autoridades para com os detentos e em determinados momentos dos detentos para com os policiais, uma das cenas que deixa este fato bem claro é a atitude do Diretor com o ex-banqueiro Andy detento do presídio em que ele prestava seus serviços.
Na sena vemos que Andy faz todo o processo contábil não apenas do Diretor mas de todos os policiais do presídio também, no início demonstra que ele faz apenas para ajudar o primeiro policial que te pediu ajuda e também para passar o tempo pois lá na prisão ele não tinha muito o que fazer, mas com o passar do tempo ele descobriu que poderia ter recompensas pelo seu trabalho e assim consegui algumas regalias, tais como: seu quarto, que tinha vários pôsteres de mulheres que havia ganhado de presente de seus colegas presidiários, proteção dos policiais para que outros detentos não abusassem dele, entre outras.
Então a partir daí Andy começou a obedecer, mas com um interesse sobre o que poderia ganhar fazendo o que lhe era imposto.
Outra cena que pode deixar um pouco mais claro é a cena em que alguns dos detentos foram escolhidos para trabalharem no reparo da cobertura do prédio, no decorrer do trabalho Andy ouviu um comentário de que um dos policiais teria que fazer algo, e ele como bancário poderia estar ajudando o policial com aquela determinada coisa. O policial num primeiro momento não gostou da ousadia do detento para com ele, e até ameaçou de jogar Andy de cima da cobertura, mas depois achou que seria uma boa ideia e iria também poupar gastos, mas Andy pediu em troca três cervejas para cada colega que estava trabalhando, e assim foi feito.
Contudo, podemos observar a atuação de um dos poderes de Etzione, ou seja, o Poder Manipulativo e segundo o mesmo cada poder é acompanhado de um Tipo de Contrato Psicológico e um Tipo de Organização, sendo eles CALCULISTA e a UTILITÁRIA, que também são expressos claramente no decorrer das cenas acima citadas.
 



1.3 Poder Normativo

É baseado em crenças, possui disciplina interior e tem como objetivo realizar uma missão ou tarefa em que os participantes acreditam.
Assim como os outros tipos de poderes o Poder Normativo também pode ser observado em vários momentos do filme, mas algumas das cenas que fica mais clara é a cena em que Andy começa a mandar cartas para os responsáveis por mandar verbas para realização de melhorias dentro do presídio e a outra é uma que até o momento em que ela acontece ninguém esperava que pudesse ter acontecido que é onde Andy consegue fugir da prisão.
Logo no inicio Andy é colocado para trabalhar na biblioteca local, mas logo percebe como era “pobre” os livros que a biblioteca oferecia para os detentos e como anteriormente escrevia cartas para seus próximos e nunca havia recebido uma resposta, ele então pensou que através de suas cartas poderia trazer verbas para melhorar a biblioteca local, e um dia de tantas cartas que ele havia mandado os responsáveis se cansaram e então mandaram uma verba e junto com a verba mandaram também livros de bibliotecas municipais que estavam sem uso para que eles pudessem usufruir os mesmos.
Contudo, podemos entender que ele realmente acreditava que com suas cartas poderia conseguir o que desejava, teve a disciplina de não parar de escrever enquanto não alcançasse seu objetivo, e como relatado ele conseguiu realizar sua tarefa.
Numa outra cena, temos Andy surpreendendo a todos, pois desde o inicio de sua prisão percebeu que com o martelinho que era por ele usado para esculpir em pedras, o mesmo poderia fazer um buraco na parede de sua sela para que futuramente pudesse fugir e seguir sua vida e, durante todo seu tempo de detenção durante a noite ele começava a raspar a parede com seu martelinho e colocava em suas calças os pedaços de parede que conseguia tirar o enquanto andava pelo pátio ia soltando aos poucos os farelos.
Depois de muitos anos ele planejou sua fuga, pegou todo o dinheiro que o diretor do presídio conseguia roubar, pois Andy havia criado uma conta e documentos com o nome de uma pessoa que não existia e ele próprio assinava, fato este que tornou tudo mais fácil, e claro sempre obedecendo as ordens a ele dirigidas para que sempre pudesse ter acesso a conta e todas as transações, antes de fugir ele pegou todos os documentos necessários para retirar todo o dinheiro da conta e no lugar deixou alguns outros documento e a bíblia onde ele escondia o martelinho para que não fosse pego e também levou as roupas do diretor e seus sapatos pois, precisava demonstrar boa aparência. Logo que conseguiu fugir, tomou um banho com um sabão que havia guardado em uma sacola com outros pertences, vestiu a roupa e foi ao banco retirar o dinheiro que havia sido depositado.
Deste modo, vimos sua persistência, disciplina e sem sombra de duvidas seu objetivo alcançado. Ele planejou tudo desde o primeiro momento que percebeu que poderia fugir, e seguiu tudo a risca, que o levou à realização de seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário