Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

UM SONHO DE LIBERDADE SABRINA DA SILVEIRA E TÂNIA KUMMER

Após assistir o filme “UM SONHO DE LIBERDADE”, podemos fazer uma relação do filme com a vida empresarial de modo que possamos identificar a “administração cientifica” crida pelo americano Frederick Winslow Taylor. Taylor procurava uma forma que os trabalhadores pudessem aumentar a produtividade em menos tempo, mas sem elevar os custos de produção. Taylor, também, defendia que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais. Referente ao filme em questão pode identificar esse método no momento em que o personagem Andy, onde já preso passa a trabalhar para o diretor do presidio como contador, assim conseguindo lavar dinheiro em troca de mais segurança e alguns outros poucos benefícios que no lugar onde ele se encontrava era de grande valor.

Porém, também podemos observar a Teoria Clássica da Administração que foi idealizada por Henri Fayol. Tem como característica a estrutura organizacional, ela tem a visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. De modo comparativo com o filme podemos destacar que Andy conseguiu com o passar do tempo alguns princípios básicos que fazem parte da Teoria Clássica de Administração de Fayol, como a divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciatividade, espirito de equipe. Todos esses princípios ele conseguiu dentro de um presidio com a ajuda de seu conhecimento adquiridos ao longo do tempo quando ainda tinha uma vida normal sem problemas com a justiça, como banqueiro, assim conquistou de seus companheiros também principalmente o respeito. Isso esta bem destacada na parte do filme em que ele conseguiu reformar e receber livros para a biblioteca localizada em um espaço dentro do presidio, além de também ajudar algumas pessoas que ali faziam parte a conseguirem o diploma escolar.

Max Weber considera a burocracia como um tipo de poder, para estudar as sociedades que implica força, imposição de normas e arbítrios. No presidio existem características que fazem parte de sua teoria como características patriarcais e patrimonialistas que ali predominam por muitos anos, homens que cometem violência contra a sociedade de um modo geral são tirados das ruas e presos em presídios fechados. O poder é legítimo e depende exclusivamente de quem o detém como, por exemplo, Andy apesar de seguir a ordem do diretor do presidio, quando queria impor um pouco de poder era trancado na solitária por um determinado tempo. Mas ele não possuía autoridade nem poder em cima de seu comandante e sim tinha que ter disciplina, ordem e controle sentimental, isso para poder chegar a seu objetivo final.

O diretor ele era assalariado e ocupante de um cargo de grande nível. Os outros que faziam parte do presidio como os guardas, policiais e presidiários tinham que seguir regras, tinham rotinas e procedimentos a seguir, conforme rotinas, com isso, ele se sentia seguro e tranquilo. Os integrantes daquele espaço passam a trabalhar em função das regras e procedimentos da organização. Como a burocracia enfatiza a hierarquia, tem como sistema identificar aos olhos quais as pessoas que possuem mais poder, como por exemplo, quando o diretor conseguiu tirar proveito do Andy.

Andy atendia ao diretor, fazendo com que ele ficasse satisfeito com os seus serviços. Nem sempre a burocracia gera estabilidade e eficiência. Pode, muito bem, gerar exatamente o contrário nas pessoas e nas suas intenções. Como o que aconteceu com Andy que seguia a risca todos os comandos mas na verdade estava planejando pelas costas de seu chefe sua fuga.

A uma parte do filme em que há uma ligação direta com o que afirma Armitai Etzione, parte no filme em que mostra Andy fazendo os impostos de renda para todos os guardas inclusive para o diretor, trabalhava até tarde mesmo exausto, mas assim conseguia algumas recompensas como poder ter uma roupa e não o uniforme do local, mais segurança, mesmo nunca ter feito algo parecido como arrumar modos dos guardas não perderem mais dinheiro para o governo ele tinha que ter um bom comportamento, este que favorecia seu crescimento, mas quando ele se recusava a seguir as ordens, acabava recebendo punições como ficando dias até meses na solitária. Foi assim de mansinho que Andy conseguiu obter um espaço ali dentro se diferenciando dos seus companheiros e definitivamente realizar o seu grande sonho desde o momento que entrou naquele local esse era UM SONHO DE LIBERDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário