Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

UM SONHO DE LIBERDADE RONALDO APODACA




UNIVERSIDADE DE SORRISO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


RELAÇÃO COMPARATIVA DO FILME “UM SONHO DE LIBERDADE”


RONALDO APODACA


Sorriso
2012/2
RONALDO APODACA



RELAÇÃO COMPARATIVA DO FILME “UM SONHO DE LIBERDADE”





Relação comparativa apresentada ao curso de Ciências Contábeis da Universidade de Sorriso, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação do Prof. Esp. Jazon Pereira.



Sorriso
2012/2
Introdução
O filme “Um Sonho de liberdade” mostra Andy, um ex-banqueiro, que tem sua vida modificada ao ser condenado por um crime que não cometeu. Injustamente é mandado para Penitenciária Estadual de Shawshank, que é um pesadelo de qualquer detento.
Neste filme se pode identificar a Administração Cientifica de Taylor, a Administração Clássica de Fayol e a Administração Burocrática de Max Weber.
Podemos identificar também os tipos de poderes, os tipos de contratos psicológicos e os tipos de organizações, que Armetai Etzione afirma.
  
Um Sonho de Liberdade
A administração cientifica de Taylor diz respeito a divisão do trabalho em tarefas elementares, indivisíveis, especializando as pessoas na execução dessas tarefas, visando a obter ganhos e produtividades. Aonde mostra isso é na cena quando Andy, um ex-banqueiro, recém condenado por assassinato, faz amizade com Ellis Bayd “Red”, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e que controla o mercado negro do presídio. Andy pede que Red, consiga para ele um martelinho. Por ser um objeto difícil, Red pede um preço bem mais alto, Andy mesmo assim confirma o pedido.
Para conseguir tal objeto Red conta com ajuda do pessoal da lavanderia, porta de entrada das mercadorias. A entrega foi feita a noite pelo bibliotecário, prisioneiro que a anos tem acesso livre a noite perante as celas na distribuição de livros, onde fez a entrega diretamente nas mãos de Andy.
Segundo Fayol a administração é função distintas das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição, compreendendo cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. E tudo isso esta relacionado com o personagem Andy, no qual elaborou e executou em anos a sua fuga, sem se quer avisar seu melhor amigo. Onde ele anoiteceu, mas não amanheceu.
Por ter sua personalidade calma e por ser um ex-banqueiro, com muito sacrifício conseguiu regalias trabalhando para o diretor Warden. Desviando dinheiro da receita, foi onde conseguiu a total confiança do diretor e pode elaborar com eficiência o maior golpe de sua vida. Usando o nome fantasma que tinha criado para Warden, após sua fuga, conseguiu sacar todo o dinheiro que havia desviado para essa conta, vivendo feliz em outro país.
A administração burocráticas de Max Weber apresenta três características principais que as distinguem: formalidade, impessoalidade e profissionalismo. Nesta cena a administração que mais se destaca é a impessoalidade, onde mostra o capitão Byron, executando ações desumanas com os prisioneiros, ao comando do diretor Warden cruel e corrupto, que usava a bíblia como arma de controle na penitenciária.
No momento em que Andy, ao receber uma negação do diretor para rever seu caso na justiça, se nega a continuar fazendo seus desvios financeiros. Furioso Warden manda ele para a solitária por um mês. Sabendo que Andy era inocente e tendo uma testemunha no presídio, Warden manda executá-lo e ao comunicar o fato ocorrido a Andy, ameaça-o novamente deixando-o mais um mês na solitária.
Assim as organizações com poder coercitivo usufruem sempre do poder da força física em que é o seu principal meio de controle sobre os participantes operacionais, que não detém o poder reconhecido como participante de baixo nível.


Conclusão
O filme “Um Sonho de Liberdade”, apesar de ser fictício, retrata um fato real onde muitas pessoas são condenadas inocentemente, mudando radicalmente suas vidas.
Diferente de todos os fatos reais, o personagem Andy planejou eficientemente sua fuga durante anos, conseguindo executá-la com sucesso.
Este filme nos ensina que, mesmo diante das maiores dificuldades não podemos perder a esperança, para que alcancemos algo, devemos sempre persistir em nossos objetivos.       
 


Referências Bibliográficas
DARABONT, Frank. Um Sonho de Liberdade. Estados Unidos: 1994.
PEREIRA, Jazon. Fundamentos da administração: material de apoio. Unic de Sorriso, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário