Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

RESENHA CRITICA DO LIVRO “O MONGE E O EXECUTIVO” GEOVANA DOURADO BOLETTI




 
UNIVERSIDADE DE CUIABA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS





















RESENHA CRITICA DO LIVRO “O MONGE E O EXECUTIVO”


GEOVANA DOURADO BOLETTI























SORRISO
2012/2

 
GEOVANA DOURADO BOLETTI


















RESENHA CRITICA DO LIVRO “O MONGE E O EXECUTIVO”






Resenha critica apresentada ao curso de Ciências Contábeis da Universidade de Cuiaba, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação do Prof.Jazon Pereira.


















Sorriso
2012/2

 
 

                                                                                                    


 
      1. INTRODUÇÃO

O livro “O MONGE E O EXECUTIVO” conta a historia de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, que esta fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retornar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro com outros cinco participantes, a principio Daily e os outros reagem com certo ceticismo aos conceitos apresentados pelo frade Leonard Hoffman, mas depois eles se rendem à sua experiência. Afinal, Hoffman ganhou fama no mundo dos negócios por sua capacidade de recuperar empresas em crise, transformando as em exemplo de sucesso.
O monge defende que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade conquistada com amor, dedicação e sacrifício. E diz ainda que respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes indispensáveis a um grande líder. O livro nos mostra os conceitos para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e com sucesso duradouro.


2. BIOGRAFIA

James C. Hunter autor do livro O monge e o Executivo nasceu no dia 26 de junho de 1955, é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários.


3. APRESENTAÇÃO

O livro se inicia relatando a história de John Daily. Casado, pai de dois filhos, uma menina e um menino, executivo de uma empresa importante, e tendo tudo que uma família sempre quis ter, sem que John se desse conta ele começa a passar  por enormes dificuldades, tanto em sua vida familiar como em suas atividades profissionais. Com indicação de sua esposa Rachel, John foi ate a sua igreja para falar com o pastor sobre o problema que vinha enfrentando, ele sugeriu a Daily que participasse de um retiro em um mosteiro para tentar refletir e colocar as coisas em ordem, sem muito entusiasmo John não deu muita importância ao que o pastor sugeriu, mas logo após saber que quem iria dar as reuniões seria Leonard Hoffman, chamou a atenção de John.
 Leonard Hoffman era um famoso empresário que largou sua carreira para si tornar monge em um mosteiro, onde La ensinava pessoas a si Tornarem brilhantes executivos. No mosteiro Hoffman recebeu o nome de Simeão, que em sua primeira reunião mostra ser um homem respeitoso e pronto para partilhar suas experiências, seu conhecimento e pronto também para ouvir a opinião dos participantes e assimilar suas idéias e intervenções.
Simeão inicia sua aulas com um grupo de 6 pessoas,  John, o pregador Lee, o sargento do Exército Greg e três mulheres: Teresa, diretora de uma escola pública; Chris, treinadora do time de basquete da Universidade Estadual do Michigan, e Kim, enfermeira-chefe do Centro Neonatal de um hospital da região, sobre liderança, habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem com entusiasmo, foi discutido também a relação das pessoas com o dinheiro que vai alem das necessidades, a importância de que liderar é remover obstáculos, é facilitar a vida dos liderados, de criar um ambiente saudável para as pessoas crescerem e terem sucesso,Simeão também aborda com o grupo a  responsabilidade e as escolhas que fazemos,que a liderança começa com uma escolha.
No ultimo encontro de Simeão com o grupo foi discutido a recompensa pelo ato de exercer a liderança, dos diversos esforços necessários para estabelecer influências, como, o trabalho para prestar atenção, amar, doar-se aos outros, e a disciplina para aprender novas práticas e comportamentos.



4. CONCLUSÃO

O livro nos mostra o quanto é importante para um líder o respeito e o pensamento focado na qualidade de seus relacionamentos. Na importância do servir ao invés do ser servido, mostra de forma simples como podemos gerenciar equipes com amor dedicação, motivar e incentivar as pessoas que estão ao nosso redor, e conseguir delas o melhor de si para que possamos atingir um objetivo ainda maior beneficiando a todos. Estes conhecimentos não serão somente úteis no ambiente de trabalho, mas em todos os setores da vida. Assim como em nossa família, e principalmente, para nós mesmos.






REFERÊNCIA

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma historia sobre a essência da liderança. Editora sextante, Rio de Janeiro. 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário